Depois de ler os dois primeiros volumes de Howl’s Moving Castle (O Castelo Animado e O Castelo no Ar) e tendo o terceiro na minha biblioteca, achei de bom tom terminar o ano sem deixar nada pendente para 2018.
SPOILER FREE
E foi uma excelente decisão! A casa dos muitos caminhos é tão bom quanto o primeiro livro! Voltamos a ter uma protagonista feminina divertida, com suas próprias ideias e formas de fazer as coisas! E gente, que livro FOFO.
De certa forma, esse volume é ainda melhor que o primeiro, pois ele tem o frescor de Castelo Animado, mas sem os pequenos problemas. Charmain não é perfeita, é uma menina extremamente mimada, mas ela de alguma forma sabe disso, entende as suas limitações e tenta de algum jeito ultrapassar essas questões, sem perder de todo sua inocência ou deixando de ser criança.
O livro é tão legal que me animei de comprar o primeiro da série de Natal para as crianças da família, o que me deixou muito triste, pois descobri que está esgotado em português. Como assim minha gente??? Tudo bem que o livro é antigo, dos anos 80, mas o filme saiu em 2004, não faz tanto tempo assim para justificar a falta do livro nas livrarias. Ou faz? Me senti velha. Velha e triste. Os livros são bons e divertidos demais para não estarem disponíveis para essa geração. Precisamos reviver Diana Wynne Jones!
Quem tiver a oportunidade, leia a série toda. Vale muito a pena.
Nota 9,5.