Um Ato de Esperança (The Children Act)

Um Ato de Esperança (tradução curiosa para The Children Act) é um filme corajoso de Richard Eyre. Estrelado por Emma Thompson (em excelente atuação), Stanley Tucci e Fionn Whitehead (protagonista de Bandersnatch) que completam uma trama necessária em tempos de conservadorismo e falta de debate.

Na história, a juíza Fiona Maye (Emma) é responsável por casos polêmicos e que dividem a sociedade. Após tomar uma decisão envolvendo gêmeos siameses precisa lidar com uma crise no seu casamento com Jack (Tucci). Antes que resolva, surge um novo caso. Um jovem de família de Testemunhas de Jeová (Whitehead) se recusa a receber uma transfusão de sangue. Embora a lei lhe permita decidir a favor do procedimento, a juíza decide conversar com o jovem antes da decisão. A conversa une a vida de ambos.

O roteiro de Ian McEwan traz as mensagens da trama sem tom panfletário ou ideológico. Sem heroínas ou heróis, Um Ato de Esperança é uma história melancólica sobre tempos em que a falta de diálogo se impõe sobre as relações e o amor não é uma solução óbvia ou fácil.

McEwan já revelou que a ideia do roteiro veio não só após ler decisões de julgamentos difíceis mas também a partir do romance A Balada de Adam Henry (originalmente, o filme e o livro têm o mesmo titulo, que referencia uma lei britânica que protege garotos). Um Ato de Esperança apoia-se nessa dose de realismo e ficção para trazer seu recado. Na era moderna do ódio, que seja uma conversa construtiva entre espectador e o cinema.

Nota: 8

Please follow and like us: