The Sandman Vol.3 – Dream Country

Nesse terceiro volume da série de Sandman encontramos algo diferente: histórias independentes. Algo que lembra os livros de contos do Neil Gaiman, mas, claro, tudo relacionado ao personagem Sandman. Ou ao próprio Neil Gaiman, se você olhar bem…

SPOILER FREE

Nesse livro temos juntos quatro contos: Calliope, Dream of a thousand Cats, a Midsummer Night’s Dream e Façade, além do script original de Calliope, que é uma curiosidade para os fanáticos.

Todos os contos são muito bons, mas eu pessoalmente gostei mais de Calíope, onde temos a presença da musa grega de mesmo nome, e trata de inspiração de artistas. Confesso que minha paixão por gatos tem algo a ver com o meu apreço por Dream of a Thousand Cats, apesar do conto ser sensacional por diversos motivos além de gatos.

O terceiro conto, a Midsummer Night’s Dream, chegou a ganhar um prêmio em 1991 como melhor short story de fantasia, que é um prêmio que nem é voltado para quadrinhos (o fato é devidamente mencionado na introdução dessa edição), mas entre os contos presentes aqui, preciso dizer que não é o meu favorito. Apesar da dupla presença ilustre de Shakespeare.

Por fim, o último conto é bastante interessante justamente por não ter a presença de Sandman, e sim da sua irmã Morte. Estou amando essa personagem. Além disso, Gaiman novamente mostra traços da mitologia que viria a ser usada em American Gods. Como não gostar?

De toda forma, esse volume mostra uma flexibilidade muito legal dentro do que foi produzido para Sandman, e uma confiança depositada no autor ao se permitir que ele fizesse isso, com histórias não seriadas, independentes, mas contidas dentro do universo desse quadrinho.

Resumindo: mais um volume sensacional.

Nota 9,5.

Arquivos

Leia Mais
Fevereiro: vamos ler livros sobre quarentena?