Odd e os Gigantes de Gelo – Odd and the Frost Giants

Esse livro é mais uma colaboração entre Neil Gaiman e o ilustrador Chris Riddell (eles fizeram juntos o primoroso The sleeper and the spindle), mas dessa vez a temática é mitologia nórdica. Antes de lançar o festejado Mitologia Nórdica (que vergonhosamente eu ainda não li), Neil Gaiman fez alguns ensaios com histórias baseadas nessas mitologias, às vezes em forma de romance (como American Gods) e às vezes em livros mais curtos como esse. E tem, claro, Sandman.

SPOILER FREE

Aliás, histórias com pegada mitológica é um dos pontos fortes do autor inglês, e é palpável o seu amor e domínio pelo assunto. Tanto que, dessa vez, ele criou uma história que apesar de não fazer parte do cânone nórdico, bem que poderia fazer, de tão bem encaixada que ela fica.

Com lindas ilustrações do Chris Riddell, o livro traz a história do menino Odd (esquisito em inglês, mas tem outra explicação interessante para o nome no livro), que perde o seu pai e foge de casa no meio de um inverno inexplicavelmente longo. Inexplicável até Odd encontrar alguns deuses perdidos, entender o que está acontecendo e se voluntariar para ajudar.

Não tem como não amar Odd, que personagem mais delícia de ler. E não tem como não gostar da história, é o tipo de livro que te deixa com um sorriso no rosto enquanto você está lendo. É fofo, divertido e poético, tudo junto. E com ilustrações lindíssimas, como não amar?

Nota 10.

Arquivos

Leia Mais
Borat e real
Globo de Ouro 2021: veja os vencedores