O que Peter Parker diria para quem quer votar nulo?

O super-herói é descendente direto do latino hero, do conceito original. As estradas que Ullysses, Jonas, Batman, Aquaman e outros andam não são tão diferentes assim. E mesmo antes dos quadrinhos já era consenso que quem desempenhava atitudes heroicas possuía atributos sobre-humanos.

Peter Parker Voto nuloO Homem-Aranha, um dos meus heróis favoritos, nunca foi diferente. Afinal, com poderes proporcionais a um aracnídeo leva vantagem contra os bandidos e se vira contra supervilões, tão ou mais poderosos do que ele. E o cara tem uma galeria de vilões de respeito…

Não é fácil ser um jovem ou um adulto com tanto peso nas costas. Li sua origem muito novo e hoje vejo como isso me marcou. Marca qualquer herói, inclusive. E é nesta origem que encontro a resposta para a questão que intitula esta crônica. O que Peter Parker diria para quem quer votar nulo? Não é tão difícil de respondermos.

A reflexão não é minha, inclusive. Mas de um post que viralizou no Facebook.

 

É compreensível que tanta gente repudie o Partido dos Trabalhadores, mesmo diante de uma opção comprovadamente fascista e que sabe usar muito bem a internet diante de nós. Afinal, como explica melhor Eliane Brum:

O PT confrontou a democracia, quando foi governo, na sua atuação na Amazônia e na repressão aos manifestantes e às manifestações contra as grandes hidrelétricas e contra a Copa do Mundo. Mas o projeto de Fernando Haddad não é um projeto antidemocrático nem o candidato ameaça se rebelar contra o resultado das urnas ou contra a própria democracia, como faz seu oponente. Haddad precisa esmiuçar muito mais o seu projeto durante o debate do segundo turno, e se comprometer muito mais com os direitos dos povos da floresta, mas não representa um projeto autoritário como seu adversário.

 

Peter Parker Voto Nulo

Ou seja, com todos os seus problemas em um mandato desastroso de Dilma Roussef, o PT é uma opção democrática para impedir que tenhamos um amante da ditadura militar eleito por maioria de votos válidos. Ninguém precisa gostar disso. Mas é com o silêncio dos bons que Jair Bolsonaro e seu séquito de terroristas conta. Será com o nosso silêncio e nulidade que irão esticar sua corda até que se aperte em volta de nosso próprio pescoço. Afinal, é o destino de toda ditadura atingir a todos, cedo ou tarde.

Peter Parker não existe. É apenas um personagem de quadrinhos. Mas nem por isso deixa de nos ensinar muita coisa. Encare seu voto como um grande super-poder. E todo nerd aprendeu com o aranha o que vem com grandes poderes.

Leia também

Limongi: “Líderes responsáveis não têm o direito de se isentar diante da insanidade de Bolsonaro”

Please follow and like us:
error