“O Líder”: anime chinês que conta a vida de… Karl Marx!

Em uma voz para lá de bombástica, o herói entoa: “tudo o que faço é pelas massas pobres desta Terra”. Sobe uma música dramática. Não é Jaspion e nem uma versão japonesa de Robin Hood. Trata-se de um jovem Karl Marx, retratado no anime chinês O Líder. A série animada com sete episódios, de acordo com a CNN, que estreou no dia 28 de janeiro no Bilibili, maior site de streaming do país.

É claro que vindo de um país regido pelo Partido Comunista Chinês não seria apenas coincidência. O Departamento de Propaganda Comunista associado ao Escritório de Pesquisa e Construção da Teoria Marxista cuidam da produção.

Confira um pouquinho do desenho, com música e tudo:

A história se passa no século 19, entre 1818 e 1883, acompanhando a vida de Marx a partir de seus quinze anos e incluindo o momento em que publicou O Manifesto Comunista. No trailer oficial, além do pensador vemos sua futura esposa Jenny Von Westphalen e o colega Friedrich Engels, todos com um visual bem pop e generoso.

 

 

Vale lembrar que Karl Marx é um pensador necessário para entender o mundo de hoje. Há governos que usam de seus pensamentos para justificar o próprio regime ou para criticar qualquer coisa com socialismo no meio. O Capital é um livro necessário para você formar seu pensamento contra ou a favor ideias dos meios de produção assim como as reflexões que Adam Smith deixou de legado. O ano de 2018 marcou duzentos anos do autor de um dos pensamentos mais influentes do mundo. Com ou sem desenho animado.

 

Please follow and like us: