Cinco coisas que você não sabia sobre Shazam!

Shazam vem aí e com o filme resolvemos levantar cinco coisas que você não sabia sobre o herói, que também já se chamou Capitão Marvel. Quer saber quais são?

Elvis Presley

Elvis Presley Capitão Marvel Jr.

Graças a família Shazam, Elvis Presley se inspirava em suas roupas. O cantor era um grande fã do Capitão Marvel Jr., que nos quadrinhos era um parente do herói que se transformava também. O cantor também tinha uma coleção de quadrinhos do personagem, que ainda é exposta para seus fãs.

Super-Homem

supermanxshazam

Embora seja o herói mais poderoso do universo DC, o Superman já perdeu para o alter ego de Billy Batson várias vezes. Parte do motivo é porque o kriptoniano é tão vulnerável a magia quanto um ser humano comum e os poderes de Shazam são místicos. Em O Reino do Amanhã, o herói dá contra do Homem de Aço repetindo “Shazam” várias vezes e fazendo com que Kal-El receba a descarga do relâmpago que o transforma.

Baseado em fatos reais

Fred MacMurray

O ator Fred MacMurray serviu como inspiração para o visual Shazam. Ele morreu em 1991 e ficou famoso por diversos trabalhos nos EUA ao lado de lendas como Jack Lemmon e Shirley McLaine. Na época do nascimento do então Capitão Marvel, ele era extremamente popular.

Sincretismo

mago Shazam

As origens do herói misturam várias crenças. Embora tenha poderes divinos dos deuses gregos (força de Hércules, velocidade de Mercúrio, poder de Zeus, vigor de Atlas, invencibilidade de Aquiles e inteligência de Salomão), outra de suas versões era um pastor de um período anterior a Jesus Cristo que teve a família assassinada. Nos anos 80, por exemplo, seus poderes vinham de deuses já esquecidos:

  • Resistência de Marzosh
  • Velocidade de Arel
  • Poder de Ribalvei
  • Força de Voldar
  • Coragem de Elbiam
  • Sabedoria de Lumian

Ou seja, nomes cujas iniciais geram a palavra “Marvel”.

Editora

Originalmente, o personagem foi criado pela Fawcett Comics e não pela DC. Contamos essa história neste artigo.

Please follow and like us: