Sete mudanças de trajes na Marvel

Em nome da igualdade, agora vamos falar da Marvel depois que já abordei as mudanças na DC Comics. Afinal, tá aí uma editora com muita história ruim para contar também.

Leia também: Extreme Make Over – 4 mudanças de trajes bizarras na DC Comics

Confira sete mudanças de trajes na Marvel:

Demolidor

Uniformes do demolidor

demolidor de armaduraCriado por Stan Lee e Bil Everett numa segunda onda de super-heróis, o defensor da Cozinha do Inferno era quase uma cópia do Homem-Aranha. Ou seja, um personagem urbano, acrobata e que vivia em liberdade, com um sentido especial (o radar versus o sentido de aranha) e algum senso de humor (sim, antes do Frank Miller). A ideia original do uniforme amarelo, imaginado por Jack Kirby, era invocar um visual de roupa de circo, refletindo sua agilidade. Posteriormente, Wally Wood mudou tudo colocando as porções em amarelo por algo totalmente escarlate. Invocando a imagem de algo demoníaco. Na minha opinião, uma evolução e notem que foi esta visão que levou Matthew Murdock para um rumo mais sombrio, que diferenciou o personagem de Peter Parker.

A série de TV chegou a aproveitar este visual, mas trouxe outro que lembra até o do filme do Hulk de décadas atrás.  Ambos muito melhores que a bizarra armadura que o personagem usou nos anos 90. Deus me livre…

Capitão América

Capitão América

O Capitão América viu seu traje habitual mudar pouco, mas o personagem mudou para roupas bem diferentes. Em primeiro, o traje básico só ganhou uma proteção maior ao pescoço, tornando a máscara uma extensão do uniforme ao invés de um capacete. E seu escudo pontudo à prova de balas virou uma versão circular e indestrutível. O herói sempre usou tanto para o ataque quanto para sua defesa. Como dizia um professor de história meu: talvez para insinuar que os Estados Unidos só atacam para se defender. É. Pode ser…

trajeNo fim dos anos 80 e início dos 90 no Brasil, Steve Rogers é pressionado por integrantes do governo norte-americano a entregar seu uniforme. Um longo arco dramático em que ele perde seu traje para John Walker, o então Superpatriota, e passa a ostentar uma versão negra. Como perdeu seu escudo, pediu ao Pantera Negra uma nova versão de vibranium.Nômade

Além de mudar traje e uniforme, ele passa a ostentar o nome de Capitão, o que seria meio óbvio inclusive. Depois que recupera o seu traje, escudo e nome original, Walker passa a assumir o uniforme negro e o nome de Agente Americano. Rogers antes disso, chegaria a assumir a identidade de Nômade (imagem a direita), que passaria depois para seu parceiro Jack ‘Bucky’ Monroe.

O Halloween Costumes, blog especializado em fantasias, fez um infográfico juntando todas as roupas que o bandeiroso já vestiu e marcaram época. Não apenas nos quadrinhos, mas também nos cinemas. Apesar de estar em inglês, ficou um trabalho bem bonito de se ver.

Confiram aí:

Captain America Costumes: Evolution of a Super Soldier
Image Created by HalloweenCostumes.com

TEMPESTADE

Ororo

Ororo Munroe surgiu na sua versão deusa-tímida-africana, já virou sua versão punk empoderada e deusa pseudonórdica-africana até os dias de hoje, quando virou uma versão da Beyoncé. Só que controlando o clima (fora dos palcos também). Note que mesmo agora, a versão evoca o visual clássico de Dave Cockrum.

A versão punk de Tempestade surgiu após uma tentativa de suicídio por ser infectada por um vírus alienígena se tornar líder dos Morlocks. É um dos favoritos de muita gente, mas pessoalmente sempre gostei do atual. Vale entretanto reparar que é estranho uma africana com cabelos tão lisos quanto o de Ororo.

Ou estou sendo chato?

Homem de Ferro

Homem de FerroO primeiro traje do vingador dourado vive recebendo homenagens e referências, inclusive sendo vista no filme da Marvel. Claro que originalmente Tony Stark trabalhou com poucos recursos, o que explicaria uma versão tão rústica. Mas eu gosto bastante do design e da forma como evoca aqueles clássicos filmes de ficção científica antigos. Homem de Ferro trajeOriginalmente, ao ter dificuldades em ser visto como um herói ele muda o traje para algo menos ameaçador.

Ou seja, que pena. =)

A versão que influencia o personagem até hoje foi feita por Steve Ditko, óbvio. Desta vez a armadura torna o Homem de Ferro algo um pouco mais robótico, o qHomem de Ferro traje prataue talvez faça mais sentido com o codinome. O dourado combina bem com o vermelho e trazia toda tecnologia imaginável para a época.

Maaaaaaaas… Não era meu traje favorito. O que gostava mesmo era a versão prateada, que você confere aí no lado esquerdo.Infelizmente, o traje foi abandonado mas repare que torna o herói ainda mais robótico. É claro que houve outras versões, já que Stark está sempre atualizando sua tecnologia, mas nesta aqui tivemos a marcante saga Guerra das Armaduras.

Na ocasião, o personagem notou que a sua tecnologia havia sido copiada e buscou destruir cada protótipo que não tivesse controle, incluindo uma treta com o amigo Capitão América no meio. Saudades anos 90… Vale lembrar que o Máquina de Combate surgiu pouco tempo depois deste traje ser aposentado. Coincidência?

Homem-Aranha

homem-aranha traje

Lembro bem de um texto de Stan Lee falando sobre o processo de criação do uniforme do Aracnídeo. Steve Ditko teria sido o escolhido por fazer uma arte mais “suja”, do jeito que o autor queria. O resultado foi um dos mais inovadores designs da época, aperfeiçoado por John Romita anos depois, como mostra a arte ao lado. Vale lembrar que por mais de 50 anos este tem sido o traje do Homem-Aranha, deixando de ser velho para se tornar um clássico.

Houve algumas pequenas mudanças desde o original, como você pode notar. A roupa se tornou menos escura alguns anos depois. Nos anos 80, ocorreu o contrário em um novo traje totalmente negro. Vale lembrar que mesmo após abandonar o simbionte, o herói chegou a usar uma versão de tecido com o mesmo design por algum tempo. Mas com o tempo abandonou de vez, relegando apenas a Venon usar a roupa.

Fera

Hank McCoy já viveu não só mudanças de design, mas de pele. Literalmente. Incluí aqui especialmente porque é um personagem que parece piorar com o tempo. Ainda preferia a época em que ele andava por aí com um traje simples, descalço e sem luvas a esta versão mamãe-tô-forte-e-sou-um-monstro. E você?

Please follow and like us: